Uma mistura de frevo e atividades físicas regados a recomendações nutricionais. Esse é o objetivo do Carnaval do Projeto Saúde na Praça que acontece sexta-feira (22/02), às 17h, com concentração ao lado da Biblioteca Municipal e chegada na Ilha de Sant’ Ana. A folia com os membros do projeto está na segunda edição e conta com trio elétrico e festa ao final do percurso.
“Além de praticarmos atividades físicas proporcionamos momentos de lazer, diversão e inclusão social mostrando as pessoas que podemos nos exercitar com alegria. Por isso queremos convidar todas as pessoas envolvidas no Projeto e as que queiram conhecer”, disse Ilaionária Márcia, coordenadora do projeto.
Iniciado há três anos, o Saúde na Praça reúne pessoas de diversas idades que praticam exercícios físicos e são acompanhadas de atendimentos com um nutricionista. As atividades são feitas nos três turnos, divididas por faixa etária, no Complexo Turístico Ilha de Sant’ Ana.
“Ficamos muitos satisfeitos por que em 2011 entramos com o pé direito no projeto. Temos observado um aumento no número de pessoas o que nos deixa felizes. No entanto, percebemos que existe uma grande variação, época que as pessoas procuram e momentos que acontece uma diminuição”, falou Ilaionária.
A explicação para essa variação, segundo a coordenadora, é que com a proximidade do carnaval as pessoas procuram ficar em forma, principalmente os jovens e adultos. Além desse período, a festa de Sant’ Ana é um momento muito procurado pelo público adulto. Já os idosos são permanentes e acabam se concentrando nas atividades durante o ano.
Com aproximadamente mil pessoas, o projeto atende nas terças e quintas, às 5h, e a tarde e noite, da 17h ás 18h e das 18h às 19h. Para o desenvolvimento do trabalho, são adquiridos recursos em parceria com a secretaria municipal, estadual e do Ministério da Saúde.