Interiorizar e legalizar o esporte amador do Rio Grande do Norte a partir do fortalecimento das Federações de cada modalidade. Com esse discurso, o secretário de esportes e lazer do Estado, Joacy Bastos reuniu 33 federações, no fim da tarde desta quinta-feira (14), no restaurante Augusta, em Natal. O comparecimento foi de quase 100% dos convidados, uma vez que 37 federações esportivas foram contatadas, segundo a SEEL. Joacy Bastos pediu para que cada entidade destine cerca de 30% dos seus eventos, programados para 2010, ao interior potiguar. “Este é um momento ímpar para o esporte do Estado.
Por isso temos que aproveitar para que todos sejam beneficiados e interiorizar o esporte é levar a todos do Estado essa oportunidade”, comentou o secretário. Exemplos como o da Federação de Futsal, a de Ginástica, Atletismo e outras entidades, cujas competições possuem datas reservadas para o Interior foram citados pelos próprios presidentes de federações. Além do processo de interiorização, a legalização e organização das entidades também foram tratadas no encontro.
A SEEL solicitou que todos encaminhassem, até o próximo dia 26, todos os documentos das federações, com estatutos, calendário e orçamento para cumprir essa agenda. “Nosso objetivo é realizar um orçamento que tenha sido definido pelas proprias federações, com base no que vocês nos encaminharem”, explicou Bastos.