A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, destacou a visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e também a iniciativa do Governo Federal e o planejamento do Estado para a prevenção de uma possível epidemia de dengue. “Esta visita é importante para o Estado para que o Governo Federal possa junto conosco trabalhar na conscientização e na preparação da rede médica, seja na capital ou nos municípios vizinhos, pois é de vital importância que o paciente tenha um primeiro atendimento de qualidade”, explica a chefe do Executivo Estadual.
Rosalba Ciarlini também elogiou a medida do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, de tomar as atitudes antes dos problemas aparecerem e a visita do ministro Alexandre Padilha é um destes exemplos. “Pela primeira vez, o Ministério da Saúde está partindo antes do problema acontecer, uma vez que desde a aparição da dengue o Ministério só anunciava medidas depois que o problema acontecia. Agora estamos pensado à frente seja prevenindo ou planejando e é isso que importa”, esclarece a governadora.
Ela também comentou sobre a reunião com representantes de 30 municípios que foram constatados pela Vigilância Sanitária como possíveis pontos de futuros surtos de dengue no Estado. “Estamos aqui nos reunindo com as cidades com possibilidade de risco de uma epidemia de dengue para dar as orientações necessárias para que isso não aconteça. É obrigação do Estado preparar leitos para atender as demandas destes municípios, mas precisamos que cada um faça sua parte com as ações de prevenção e orientação”, explicou.