Uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), acompanhada de representantes do Conselho Estadual de Saúde, está realizando uma série de visitas às Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap’s) no interior do Estado. O objetivo principal é fortalecer o papel das Regionais implantando o Grupo Gestor, além de divulgar e esclarecer sobre as conferências municipais e estadual de saúde, que se realizarão ainda este ano.
Durante a maratona de reuniões foram abordados, entre outros temas, assuntos relativos o processo de Regionalização Solidária apontados pela atual gestão como uma das grandes prioridades da saúde. Neste primeiro trimestre a governadora Rosalba Ciarline habilitou 85 municípios do Estado em Gestão Plena do Sistema de Saúde e mais 35 estão em processo de habilitação.
Esses municípios passarão a ter total gestão financeira dos recursos do SUS, não dependendo mais da reserva técnica do Estado. Segundo a secretária adjunta de Saúde, Ana Tânia Sampaio, que participou das visitas, outro aspecto bastante discutido foi a fortalecimento do papel das Regionais de Saúde que são administrativamente extensão da Secretaria no apoio técnico e monitoramento das ações de saúde dos municípios. A secretária destacou ainda a estratégia adotada pela gestão para apoiar de forma mais concreta as Regionais de Saúde.
“Foi montado na Sesap um “Grupo Gestor” que contará com a participação dos seis diretores das Regionais de Saúde e que se reunirá uma vez no mês no nível central. Para acompanhar as demandas e aumentar a resolutividade será implantada a agenda eletrônica de prioridades acompanhada mensalmente pelos secretários”, afirmou. As seis ursaps que já foram visitadas, sediadas nos municípios de São José de Mipibú, João Camara, Santa Cruz, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.