O período chuvoso já se estabeleceu. A informação foi dada nesta terça (12), pelo meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot. De acordo com Gilmar, as condições estão favoráveis para que as chuvas continuem pelo menos na parte do Litoral Leste e na região Agreste do estado. Gilmar orientou os agricultores a começarem o plantio, uma vez que as chuvas deverão vir com regularidade a partir de agora.
“Para quem já tinha plantado, e teve perdas, a orientação da Emparn é que retome a agricultura com alguma cultura mais precoce. Uma boa opção é a variedade das sementes de feijão que foram distribuídas pelo governo do estado”, explicou Bistrot.
A previsão da meteorologia é de que nos próximos três dias, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, é de tempo nublado e com pancadas de chuvas e com temperatura variando entre a mínima de 23º e máxima de 30°. “A gente gosta de fazer previsões semanais, mas o inverno “enraizou”, como se diz popularmente”, disse o meteorologista Gilmar Bristor, da Emparn.
Por conta da tendência de inverno no restante de abril, Gilmar Bristot orienta aos agricultores daquelas áreas que tiveram prejuízo com o veranico de março, que volte a plantar agora, mas só usando sementes de culturas precoces e de ciclo rápido, como o feijão.
De acordo com a meteorologia, a atuação da Zona de Convergência Intertropical continuará induzindo a formação de áreas de instabilidade sobre o Estado. Com isso a previsão será de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões. Chuvas moderadas a fortes poderão ocorrer ao longo da faixa leste e na região do Agreste durante o período noturno.