UFRN realiza inventariação turística de Caicó

De 23 a 25 de setembro, foi desenvolvido o Projeto de Inventariação Turística do Seridó Potiguar em Caicó, atualizando informações do município.  O inventário turístico conta com 03 professores e 18 estudantes do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) – UFRN, sendo uma forma de planejar e organizar o turismo.

Com este levantamento de dados, é possível identificar a real potencialidade turística do município, que não envolve somente os atrativos turísticos, mas também a infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, e serviços comerciais de apoio ao turismo.

Com o inventário turístico concluído, a gestão municipal, junto às pessoas que trabalham com turismo, tem condições de realizar planejamento e ações que resultem no desenvolvimento sustentável do turismo. Também é um passo fundamental para que aconteça a elaboração do Plano Municipal de Turismo, que vai traçar caminhos e metas.

No roteiro do trabalho de campo dos pesquisadores aconteceram visitas ao Alambique Samanaú, Queijeira Gertrudes, Fábrica de Doces de Frutas Caicó, Fábrica Bonés Ramalho, Mercado Público, Catedral de Sant’Ana, Casa da Cultura, Açude Itans, Produtos Dona Dêja, Casa do Artesão do Seridó, Feira Livre, além da catalogação de empresas como restaurantes e bares, meios de hospedagem, agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras e promotoras de eventos, espaços de lazer e entretenimento, que atuam no setor.