Durante reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento de Emergências em Saúde Pública do RN, realizada na tarde desta segunda-feira (07) no prédio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi discutida a necessidade de conscientizar médicos e pacientes sobre a importância da realização dos exames de sorologia e isolamento viral para dengue.
A Sesap orienta aos médicos para que, em caso de paciente com suspeita de dengue, até o terceiro dia de sintoma, o profissional solicite o exame para isolamento viral e, a partir do quinto dia, solicite a sorologia ao Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen).
Atualmente, a capacidade do Lacen é maior que a demanda na realização de sorologia e isolamento viral para dengue. O laboratório também dispõe de kits para realização do exame diagnóstico para o rotavírus, mas também são poucas as amostras que chegam à Unidade.
“A solicitação dos exames é importante para que se possa confirmar e ter uma informação fidedigna da quantidade de casos existentes no Estado e para conhecer o sorotipo circulante do vírus da dengue. Assim podemos atuar no controle e prevenção da doença”, afirma Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.