Seridó paraibano passa a fabricar jóias com várias gemas exóticas

A Paraíba é destaque nacional como centro produtor de gemas de variadas espécies e cores, principalmente turmalinas, águas marinhas, e variedades de quartzo. Das 1.400 ocorrências minerais encontradas no Nordeste, 41 % estão situadas aqui no Estado. Toda essa potencialidade vai gerar mais empregos e renda na região do Seridó com a criação de três núcleos para lapidação de jóias e semi-jóias nos municípios de Pedra Lavrada, Picuí e Santa Luzia.

Os núcleos têm como objetivo transformar em jóias 50% das gemas lapidadas atualmente até 2011 e 70% até o final de 2012, promovendo o desenvolvimento sustentável dos artesãos do setor mineral, do Seridó paraibano, com geração de renda e emprego por meio do aprendizado. Mais de 70 pessoas estarão fixadas de forma direta na atividade. Serão oferecidas capacitações para os jovens que irão aprender a lapidar as pedras, terão noções básicas de design de jóias e lições de empreendedorismo.
Será estruturado um Pólo Produtivo de gemas, jóias e semi- jóias com máquinas e equipamentos de lapidação, desenvolvimento e acabamento de jóias representando mais uma atividade para a região que ate então apresentava poucas opções econômicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *