Uma equipe médica do Hospital Regional Ocular, em Mossoró, realiza a cada três meses o acompanhamento de paciente com Glaucoma em Caicó. Os atendimentos são frutos de um convênio firmado entre o hospital e a secretaria de Saúde do município, firmado em Abril de 2009. Em 2010, a primeira etapa será realizada amanhã, quarta-feira, às 7h, na unidade Silvino Dantas, no centro.
Em abril do ano passado, foram atendidas mais de 400 pessoas e todo medicamento é disponibilizado pela equipe médica. Já nas consultas posteriores o número de pessoas diminuiu, caindo para cerca de 300 atendimentos.
“Esse tratamento é grátis e disponibilizamos todo o medicamento. Queremos atender a uma demanda bem maior este ano e convidamos as pessoas para a consulta”, disse Adilma Rodrigues, coordenadora de eventos da secretaria.
A equipe médica atende a todas as pessoas com mais de 40 anos de idade e que tenham diabetes. Para os pacientes que desejem apenas fazer o diagnóstico os médicos também realizam as consultas.
Sintomas do Glaucoma
Enquanto que o glaucoma pode ou não ter sintomas distintos, uma complicação quase inevitável do glaucoma é a perda visual. A perda visual causada por glaucoma atinge primeiro a visão periférica. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente.
Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica. Isso pode ser feito fechando um olho e examinando todos os quatro cantos do campo visual notando claridade e acuidade, e então repetindo o processo com o outro olho fechado.
Freqüentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a “visão tunelada”. Se a doença não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado.