A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta quarta-feira (13), através do Programa Estadual de Combate a Dengue, o novo boletim epidemiológico com os números da dengue. Os dados são referentes até o dia 09 de abril de 2011. O número total de casos notificados em todo o Rio Grande do Norte é 7.701, com 69 casos de febre hemorrágica e 1 óbito confirmado.
O município de Natal registrou 1.652 casos e ainda é considerado com incidência média da doença. Os dez municípios que apresentam o maior número de notificações no RN são: Mossoró (1.000 casos notificados), Pau dos Ferros (349), João Câmara (341), Parnamirim (338), Macaíba (248), Nova Cruz (215), São Gonçalo do Amarante (206), Equador (188), Guamaré (153) e Santo Antônio (149). De acordo com Kristiane Fialho, coordenadora do Programa Estadual de Combate a Dengue, a Sesap dará início, nesta quinta-feira (14) a operação com os carros-fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV) nas zonas Leste e Oeste de Natal.
A operação será feita em 10 bairros: Petrópolis, Cidade Alta, Alecrim, Quintas, Bairro Nordeste, Bom Pastor, Dix Sept Rosado, Barro Vermelho, Lagoa Seca e Mãe Luiza. Também está programado o início da operação no município de Parnamirim, que ainda irá definir os bairros para utilização dos carros-fumacê. O Estado possui 20 carros-fumacê, sendo 19 em funcionamento e 1 em manutenção. Desde o mês de janeiro deste ano estes veículos já vem sendo utilizados em alguns municípios do RN para conter o avanço da doença no estado.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Caicó, os índices de infestação de dengue vêm aumentando consideravelmente. Nos vinte bairros da cidade, o índice geral é de 7,1%, bem maior do que os 4,8% registrado na primeira coleta de dados, em janeiro deste ano. Quando o resultado é por bairros a situação é mais preocupante. O Walfredo Gurgel lidera o ranking de infestação com 18,7%, enquanto que em janeiro o índice era de 15,3%. Em segundo lugar vem o João Paulo II que de 13,6% em janeiro passou para 18% neste inicio de abril. No bairro Samanaú, por exemplo, o índice de 2,7% em janeiro aumento para 11,5% no mês de março.
Veja dados da dengue em Caicó