Medo de assassinato é maior na região Nordeste

Os nordestinos são os brasileiros que mais temem assassinatos.  É o que demonstra o estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Segurança Pública, divulgado ontem, dia 30, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 
O estudo aponta as percepções dos brasileiros em todas as regiões sobre segurança e a atuação do poder público nesse setor. E revela: 85,8% dos entrevistados na região Nordeste afirmam ter “muito medo” de serem assassinadso, ou seja, a sensação de segurança é a mais baixa do país. Apesar de não haver uma relação direta, segundo o Ipea, a sensação pode estar associada aos índices de homicídio. Uma vez que a região do semi-árido brasileiro registra uma das mais altas taxas de homicídio doloso – 293 por milhão de habitantes.
Os dados são de 2009 (ano anterior à realização da pesquisa). O Rio Grande do Norte, segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública, é o sexto estado do Brasil em aumento da taxa de homicídios, no período de 1998 a 2008. Nesse período, houve um crescimento de 172,8%, com taxa de 23,2 homicídios para cada 100 mil habitantes. Os dados fazem parte do Mapa da Violência, divulgado em janeiro deste ano.
A média nos estados nordestinos se assemelha aos números verificados na Região Norte, com 295 homicídios por milhão de habitantes. Naquela região o índice do medo de homicídios é de 78% entre os ouvidos pela pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *