O instituto Nacional de Pesquisas Espacias – Inpe confirmou que o inverno este ano no Rio Grande do Norte será de normal a acima do elevado. Já para a região do Seridó, foi alertado que as chuvas torrenciais serão freqüentes. As informações foram recebidas pelo vereador Almir Filho, que recebeu resposta de um email enviado ao instituto.
As chuvas devem chegar com um volume de 100 milímetros e em pouco espaço de tempo, o que deixa a população em estado de alerta. Além do Seridó, a região oeste, principalmente a divisa com o estado do Ceará, deve ser a mais castigada pelas cheias, de acordo com o instituto.
“A situação é de preocupação e começa a dar sinais de alerta para todo o Seridó. Esse email foi protocolado e, para a nossa surpresa, tivemos essa informação. Alem disso, entrei em contato com a defesa civil e fui alertado que todas as medidas preventivas são poucas para que evitar problemas”, disse Almir Filho.
Em Caicó, as autoridades estarão reunidas para tratar do assunto. Uma audiência será marcada entre os vereadores e prefeito Bibi Costa. De acordo com o instituto, as chuvas devem ser mais intensas entre os meses de Janeiro e Março deste ano.
“A cidade é dividida por dois rios e várias casas são construídas ao redor. Outra situação que pode agravar é a dos comerciantes do mercado público que ainda estão em um lugar de risco. Para que não possamos ter constrangimentos, precisamos cuidar”, completou Almir.