Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber o contracheque de agosto mais gordo com a primeira parcela do décimo terceiro salário. A confirmação foi dada ontem pelo ministro da Previdência Social Garibaldi Alves, durante visita a Pernambuco, onde inaugurou uma agência da previdência social no município de Nazaré da Mata. O acordo entre o governo e as entidades que representam os beneficiários do INSS expirou em dezembro de 2010, mas será renovado para permitir a antecipação da bonificação deste ano.
A antecipação do décimo pelo INSS aconteceu pela primeira vez em 2006. Em geral, os aposentados e pensionistas aproveitam o dinheiro extra para quitar dívidas. Cerca de 23 milhões de segurados recebem a primeira parcela antecipada, que vem sem o desconto do Imposto de Renda (IR). O cronograma de pagamento ainda não foi anunciado, mas está confirmado pelo ministro Garibaldi Alves: “Está programado o pagamento da primeira parcela do décimo para os aposentados e pensionistas em agosto”.
O pagamento sai junto à folha de agosto, que começa a ser paga a partir do dia 30 e prossegue nos primeiros dias de setembro. Em dezembro, sai a segunda parte da bonificação. O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, João Inocenttini, acha positiva a antecipação. Pelas suas contas, significa 1% a mais de aumento real no benefício dos segurados do INSS. “Tudo o que se recebe antecipado é lucro. O aposentado pode pegar o dinheiro para aplicar e deixar para gastar em dezembro”, sugere.