Idema e IFRN fazem monitoramento dos açudes do Seridó

O Programa de Balneabilidade “Água Azul”, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), está fazendo o monitoramento dos principais açudes do Rio Grande do Norte. O trabalho será realizado durante cinco semanas consecutivas, contemplando os açudes: Prof. Cortez Pereira, em Alexandria; Barragem de Pau dos Ferros; Barragem Santa Cruz do Apodi; Açude de Lucrécia; Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá; Barragem Boqueirão de Parelhas; Barragem Passagem das Traíras, no Jardim do Seridó; Açude Itans, em Caicó; Açude Gargalheira, no Acari.
A iniciativa tem por objetivo avaliar as condições de balneabilidade, levantando informações sobre a qualidade atual e evolução da qualidade da água nos reservatórios estudados, visando otimizar a gestão dos recursos hídricos do Estado.
O programa tem como metodologia a coleta semanal de amostras de água nos pontos de maior freqüência de banhistas de cada reservatório hídrico contemplado, além da observação visual da condição água nesses pontos. As coletas são realizadas aos domingos, por uma equipe da IFRN, e após a avaliação dos resultados, um relatório é emitido aos técnicos do IDEMA para auxiliar o órgão ambiental quanto à gestão destes mananciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *