Hermano promove audiência pública pelo Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

A Assembleia Legislativa vai realizar na próxima segunda-feira (25) uma audiência pública pelo Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, comemorado no dia 26 de março. Proposto pelo deputado Hermano Morais (MDB), o debate está marcado para as 14h, no plenário da Casa.

De acordo com o parlamentar o objetivo é ampliar e disseminar o debate acerca da Epilepsia, além de conscientizar as pessoas sobre a importância de se promover políticas públicas voltadas ao tratamento da doença.

“As repercussões sociais e psicológicas das epilepsias são impactantes, assim como os problemas enfrentados pelos pacientes e seus familiares. A discriminação e o preconceito dificultam a inserção dos portadores da doença na sociedade, principalmente no que se refere à obtenção e manutenção de empregos, o que leva a dificuldades econômicas, inclusive, para a aquisição dos medicamentos antiepilépticos”, justifica Hermano.

Participarão do debate o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretarias de Estado e Município de Saúde e Educação, Neurinho, Instituto do Cérebro, Médicos, Psicólogos, Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre outras.

Dia Roxo
Dia 26 de março é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, conhecido como purple day. A data busca desmistificar o preconceito e disseminar informações sobre uma das condições mais antigas que atingem o ser humano. A doença afeta 1% da população mundial e até 2% entre os brasileiros.

Segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), órgão ligado ao Ministério da Saúde, em Natal são registrados cerca de 194 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *