O Governo do Estado efetuou o pagamento da segunda quinzena de dezembro aos fornecedores do Programa do Leite e garante que a primeira quinzena deste mês será quitada até a próxima sexta-feira. A cada quinzena, são repassados aproximadamente R$ 2,5 milhões para produtores e usinas de beneficiamento do produto.
Atualmente, os fornecedores vivem a expectativa da apresentação de um cronograma para o pagamento de uma dívida de R$ 10 milhões, deixada pelo governo passado. O valor diz repeito ao acúmulo de seis quinzenas, entre os meses de setembro e dezembro de 2010. O diretor de Comunicação da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), Marcelo Abdon, conta que o pagamento da segunda quinzena de dezembro – primeira de responsabilidade da atual gestão – foi efetuado durante a semana passada, ao mesmo tempo em que afirma ser esperada para esta semana a apresentação de um cronograma para o pagamento da dívida deixada pela administração anterior.
De acordo com Abdon, após receber o pagamento, os produtores regularizaram o fornecimento do leite às usinas, que são responsáveis pela captação, processamento e entrega do leite aos pontos nos quais há a distribuição para a população. “Alguns produtores vinham fazendo a entrega de forma irregular, mas agora tudo deverá ser normalizado”, prevê.
O presidente do Sindicato dos Produtores de Leite, Carne e Derivados (Sinproleite), Lirani Dantas, confirma o pagamento da segunda quinzena de dezembro foi realizado e o início da regularização no fornecimento. Além disso, ele diz que os produtores começam 2011 com a esperança de desenvolver a atividade sem as dificuldades enfrentadas ao longo do ano passado. “Com o pagamento sendo feito em dia e a previsão de um bom inverno, os produtores têm novas perspectivas para dar continuidade à nossa atividade”, ressalta Dantas.