Na noite desta sexta feira, dia 20, a Governadora do Estado do RN, Rosalba Ciarline, esteve acompanhada do senador José Agripino e do secretário de Saúde do Estado, Domício Arruda, conhecendo a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGED) do 2º Grupamento de Bombeiros, em Mossoró.
Desde janeiro deste ano, a CEGED, do 2º Grupamento de Bombeiros, passou a gerenciar também as ocorrências relacionadas a Defesa Civil Estadual, nas regiões oeste, alto oeste e central do Estado.
A partir deste mês, com a efetivação do Samu Metropolitano do Oeste, a Central de Gerenciamento de Mossoró passará também a regulamentar as ocorrências de socorro de urgência do Samu nestas regiões, um fato inédito no país, havendo a integração das comunicações entre os serviços de prestação de socorro do Estado.
“Nesta fase inicial de regionalização do Samu, buscamos priorizar os municípios com mais de vinte mil habitantes, com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital regional, bem como aqueles que necessitavam de uma redução na diminuição da mortalidade materna ou neonatal”, disse Luiz Roberto Fonseca, Coordenador de Urgência e Emergência do Samu.
O serviço vai dispor inicialmente de oito ambulâncias, sendo sete do Samu e uma do Corpo de Bombeiros, além de duas motos resgates. Com as três ambulâncias que deverão ser entregues ainda este mês, totalizará 13 veículos para atender a região.