A Diocese de Caicó inicia as celebrações da Semana Santa com as missas e bênçãos dos Ramos nas paróquias e capelas da cidade. Em comunhão com o início do período religioso, a Catedral de Sant’ Ana reabre as portas após um longo período em reformas. A benção dos ramos será às 8h no Santuário do Rosário e a procissão segue até o templo sagrado do Seridó, onde acontece a Celebração Eucarística.
“Convido toda população do Seridó para a reabertura da Catedral de Sant’ Ana, será um momento de orações e de agradecimentos pelas obras da Igreja Mãe da nossa região. É muito importante a presença de todos”, disse Pe. Edson.
O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração.
Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!” Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
Confira o local de missas do Domingo de Ramos em Caicó
Ás 6h 30: nas paróquias de Nossa Senhora de Fátima (Vila do Príncipe), Santa Cruz (Barra Nova), Santo Estevão (Castelo Branco), São Francisco (Paulo VI), São José (Paraíba) e Mosteiro das Clarissas.
Ás 9h: nas capelas de São Francisco (Distrito Lajinhas), Nossa senhora do Perpétuo Socorro (Casas Populares), Nossa Senhora das Graças (Itans), São João Batista (João XIII) e Santo Antônio (Distrito Palma).
Ás 17h: nas capelas da Divina Misericórdia (Vila Altiva), Vila Carlindo Dantas, Capela de São Pedro e São Paulo (Walfredo Gurgel), Barra da Espingarda, Nossa Senhora da Glória (Soledade), Santa Luzia (João Paulo II), Nossa Senhora das Graças (Paraíba), Nossa Senhora Aparecida (Penedo) e São Camilo de Lélis (Paraíba).
Às 19h: na Catedral de Sant’ Ana (Centro), Paróquia de Santa Cruz (Barra Nova), Santo Estevão (Castelo Branco), São Francisco (Paulo VI), São José (Paraíba) e capelas de São Vicente (Casa da Caridade), São Judas Tadeu (Samanaú), Santa Marta de Bethânia (Centro).