Cristiane Dantas discute modelo de atendimento a pessoas com doenças raras

A deputada Cristiane Dantas (SDD) se pronunciou no horário destinado aos deputados, que encerra a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, para comentar sua participação em uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado, com presença de representantes do Ministério Público e da OAB, para tratar de direitos de pessoas portadoras de doenças raras. A parlamentar levou para o encontro, encaminhamentos de uma audiência pública realizada por ela sobre o tema, em fevereiro passado.
 
“A criação de um Centro de Referência foi uma das sugestões”, disse Cristiane, justificando que é alto o índice de pessoas com doenças raras no Rio Grande do Norte. “Levamos várias necessidades, várias dores do dia a dia dessas pessoas”, disse Cristiane, ressaltando a necessidade de diagnósticos precoces, vez que a demora dificulta o tratamento.
 
Uma das sugestões levantadas na audiência foi a necessidade de reestruturação do CERAE (Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial), antigo CRI, com a contratação de profissionais como um geneticista. “É preciso alargar o atendimento para essas pessoas com doenças raras”, afirmou a deputada, que disse esperar que as ações discutidas na audiência pública e levadas à Secretaria de Saúde e Ministério Público encontrem uma solução. “Essa reunião foi muito importante e produtiva”, concluiu Cristiane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *