A Associação dos Delegados do Rio Grande do Norte entrou com uma ação cobrando a convocação dos aprovados e formados no concurso público da Polícia Civil. O processo, de número 0801600-08.2011.8.20.0001, foi instaurado na 1ª Vara da Fazenda Pública.
Mais de 500 agentes, escrivãos e delegados aguardam a convocação por parte do governo do Estado desde novembro do ano passado. Eles foram aprovados no concurso, participaram da formação e estão prontos para atuar.
No entanto, desde a administração passada, os novos policiais lutam pela convocação. Após assumir o governo, Rosalba Ciarlini afirmou que não tem condições de chamar os policiais em virtude do Estado está no limite prudencial.
E outros estados, como na Paraíba e no Piauí, a Justiça também foi acionada para intervir a favor dos concursados e decidiu por determinar a nomeação. Além dessa ação, o Ministério Público também instaurou inquérito para investigar a demora na convocação.
A portaria foi assinada pelo promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra, que solicitou à governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário de administração, Manoel Pereira, explicações sobre os atrasos.