O ABC é campeão “direto” do segundo turno do Campeonato Potiguar 2011 e encerrou de vez a chamada “Era Machadão”. O clube alvinegro recebeu e goleou o Coríntians de Caicó na última rodada do turno, 4 a 1. Nos minutos iniciais, o ABC fez pressão total – em mais de uma ocasião ocorreu um escanteio atrás do outro – enquanto o Coríntians “assustava” com raros contra-ataques e lances de surpresa (como aos 30 minutos, quando Skilo cobrou falta e Wellington se esticou todo para defender), resistindo o quanto podia.
O primeiro gol da partida só veio aos 40 minutos e em lance polêmico: Cimar foi defender uma bola que vinha na área e se viu repentinamente “atropelado” por Leandrão que abriu o marcador. Um dos árbitros assistentes apontou falta de Leandrão sobre Cimar; o árbitro principal Pablo Ramon, um tanto nervoso, desconsiderou a marcação do auxiliar e apontou gol do ABC. Ficou por isso mesmo, ABC 1 a zero. Os atletas do Coríntians ficaram revoltados e se “vingaram” aos 48 minutos: após cobrança de falta de Skilo, Roquete se adiantou a Bileu e escorou a bola de cabeça, sem chance de defesa por parte do goleiro Wellington – Coríntians, 1 a 1.
Aos 5 minutos do segundo tempo, por muito pouco Leandrão não abriu o marcador – ele, após receber a bola, mirou e buscou o “ângulo”, a bola acertou em cheio no travessão; aos 19, Cascata levantou bola na área e Gabriel já se preparava para escorar de cabeça, não fosse Cimar “tirar a bola” na última hora; aos 23 Skilo cobrou falta para o Coríntians, a bola bateu na barreira e sobrou para Magno que cruzou a Wilson – e foi a vez de Wellington “tirar a bola” da cabeça do corintiano. Mas aos 25, após dous escanteios, Leandrão conseguiu escorar de cabeça um terceiro escanteio cobrado por Pio – ABC, 2 a 1. O Corintians nem havia se refeito do revés e, um minuto depois, Leandrão avançou e cruzou rasteiro para Ederson bater “na veia”, sem possibilidade de Cimar defender – ABC, 3 a 1.
Daí para frente, o ABC passou a administrar discretamente a partida, enquanto o Coríntians fazia o que estava ao alcance. Aos 44, a “pá-de-cal”: após cobrança de escanteio, Cascata recebeu a bola pela esquerda, foi avançando na área e chutou firme – ABC 4 a 1, placar final, visto por 3.648 pessoas presentes ao Frasqueirão. Com a classificação direta, está encerrada de vez a “Era Machadão” – se o ABC perdesse em casa, o clube teria que fazer duas partidas para decidir o título do turno contra o América, e uma das partidas seria no Machadão.
Agora, ABC e Santa Cruz – confirmados na Copa do Brasil 2012 – decidem o título do Campeonato Potiguar 2011 em duas partidas finais nos dias 1º de maio (em Santa Cruz) e no dia 8 (no Frasqueirão, em Natal).