O ano letivo começa com a expectativa de milhares de concurseiros – e do próprio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – pela realização do concurso público para preenchimento de vagas do quadro permanente da instituição.
O lançamento do edital é aguardado para o primeiro semestre de 2011 podendo oferecer 1.100 vagas – nos cargos de juiz e servidor. Autorizado desde o ano passado, por meio da resolução número 011/2010 – TJ, de 24 de fevereiro de 2010, a convocação depende da liberação de recursos do orçamento geral do Estado, para que possa dar prosseguimento aos trâmite de licitação da empresa organizadora e elaboração do edital.
O concurso busca suprir o déficit estrutural de recursos humanos, que de acordo com levantamento do TJRN, realizado em novembro passado é de 97 juízes e 619 servidores – entre técnicos judiciais, auxiliares técnicos e oficiais de justiça – decorrente da expansão dos serviços no Poder Judiciário, além da expectativa de instalação e o funcionamento de varas criadas.
O Tribunal por sua vez não informou quais localidades apresentam maior demanda de funcionários. Enquanto não há determinação da banca examinadora, o diretor do cursinho preparatório Iap Cursos Aldo Rocha, recomenda ampliar os estudos com questões e exercícios, na área de tribunais, realizado nos últimos concursos pelas diversas empresas organizadoras.
O estudante deve se concentrar nas disciplinas de direito constitucional, direito civil e processo civil, direito penal e processo penal e lei da organização judiciária, além das matérias de base, como português, matemática e raciocínio lógico.