As cidades de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, na região do Seridó, têm o fornecimento de água restabelecido, gradativamente, após a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte colocar em funcionamento a Adutora Serra de Santana, no domingo (20). O sistema atende a uma população de 63 mil pessoas, aproximadamente, nesses cinco municípios comunidades rurais situadas próximas à adutora.
Em no máximo dez dias, o fornecimento do produto estará regularizado e a água estará em todo o trajeto do sistema. O abastecimento havia sido suspenso na noite do dia 15 de março, quando a forte correnteza provocada pelas chuvas que caíram sobre a região arrastou o aterro da BR-226, entre Jucurutu e Florânia. Dezoito metros de tubulação foram danificados.
Durante cinco dias, a Caern manteve 14 trabalhadores em serviço de reparos na tubulação da adutora. Os serviços iniciavam às 5h30 e só paravam às 20h30. Primeiramente, foi feita a limpeza e a terraplanagem do solo para montar uma base de madeira com o objetivo de sustentar os andaimes metálicos. Em seguida, a equipe fez os encaixes dos três tubos de ferro de 300 milímetros, que estão suspensos provisoriamente até que a rodovia seja recuperada para oferecer novamente o suporte definitivo, (o aterro), para a adutora.
A adutora Serra de Santana mede 203,7 quilômetros de extensão e possui tubulação de 300 milímetros de diâmetro, com captação de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.