Seguindo os rituais litúrgicos da Semana Santa os fiéis da Igreja Católica participaram, na manhã desta quinta-feira (21) da Missa do Crisma, ritual litúrgico que celebra a instituição da eucaristia e do sacerdócio. A celebração aconteceu na Catedral de Sant’ Ana, foi celebra pelo Bispo diocesano Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz e concelebrada pelo clero. Logo mais à tarde os cristãos comungarão, juntos, na primeira celebração do ‘Tríduo Pascoal’, a missa do Lava-Pés, que também acontecerá na Catedral de Sant’ Ana e demais paróquias. A cerimônia religiosa vai ocorrerá a partir das 17h.
Na tradicional Missa da manhã de hoje, a Catedral recebeu católicos das mais variadas partes da cidade e todos os padres e diáconos do Seridó. “Esta é a maior comunhão visível da Igreja, que reúne as dezenas de sacerdotes de Maceió. É o momento em que celebramos a consagração dos olhos do Crisma, do Batismo e dos enfermos que serão usados durante o ano litúrgico, ao mesmo tempo em que os religiosos renovam suas promessas sacerdotais”, explicou o Dom Delson.
O Tríduo Pascal é um conjunto de três dias celebrado no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo da Ressurreição ou Domingo de Páscoa, ele é uma preparação para essa data. Este último dia já não faz parte do Tríduo Pascal.
“No reviver o santo Tríduo, disponhamo-nos a acolher também nós na nossa vida a vontade de Deus, conscientes de que na vontade de Deus, também se parece dura, em contraste com as nossas intenções, encontra-se o nosso verdadeiro bem, o caminho da vida”, destacou o Papa Bento XVI.