O Rio Grande do Norte registrou chuvas acima da média esperada para todo o mês de janeiro. Segundo a Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn (Emparn), choveu 119,7 mm no período. O previsto, ainda segundo o órgão, era uma média de 62,2 mm. Isso representa um volume de 92,4% acima da média histórica.
O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, esclarece que a condição pluviométrica bastante favorável registrada em janeiro foi causada pela presença de ventos nos níveis mais altos da atmosfera, como os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANS). Além da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de instabilidades originados da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Todas as regiões do estado registraram chuvas acumuladas acima da média esperada, sendo a região Central a com maior volume de precipitação. Por lá, choveu 150,1 mm, enquanto eram esperados 58,2 mm. Em seguida vem a região Oeste com 145,1 mm (85,2 mm previstos).
Onde menos choveu no mês de janeiro foi no Agreste, com um acumulado 86,9 mm, superando os 46,3 mm esperados. Na região Leste, a média registrada foi de 96,5 mm, enquanto projetava-se média de 59,2 mm.
The post Volume de chuvas no RN foi quase o dobro da média em janeiro, diz Emparn first appeared on Blog do Seridó.