A Polícia Rodoviária Federal afirmou na manhã desta segunda-feira (5) que o acidente que deixou 13 mortos e três feridos no interior da Paraíba foi provocado pelo motorista da van. O condutor teria forçado uma ultrapassagem ao Fiat Palio e, ao ver que um caminhão vinha no sentido contrário, desistiu da manobra e acabou causando o choque. O acidente ocorreu na região do Sertão paraibano, na BR-230, perto do município de São Mamede.
Segundo o agente da PRF, Clístenes Vieira, ao desistir da ultrapassagem o motorista da van, que transportava um grupo de João Pessoa com destino a Patos, no Sertão, bateu na lateral do Palio e em seguida colidiu de frente com o caminhão que transportava madeira. O agente explicou também que foram quatro veículos envolvidos no acidente e não três, como tinha sido divulgado mais cedo. O Palio, após ser atingido, também perdeu o controle e colidiu em um segundo caminhão.
De acordo com o delegado Ronis Fernandes, plantonista de Santa Luzia, as três pessoas feridas foram levadas para hospitais da região. O único sobrevivente da van é um adolescente de 16 anos, que foi arremessado para fora do veículo e está internado em estado grave em Campina Grande. Os outros dois estavam em um Fiat Palio e foram resgatados por bombeiros. Eles sofreram ferimentos leves.


