Trump manda retirar sigilo de documentos sobre os assassinatos de John F. Kennedy e Martin Luther King

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para retirar o sigilo de documentos sobre os assassinatos do presidente John F. Kennedy, do senador Robert F. Kennedy e do ativista Martin Luther King Jr., nesta quinta-feira (23).

Um dia antes de tomar posse como presidente, Trump prometeu retirar o sigilo sobre os documentos que envolvem as investigações dos assassinatos. Nesta quinta-feira, a Casa Branca anunciou que todos os arquivos em posse do governo serão revelados.

“Muitas pessoas esperavam isso por anos, por décadas. Tudo será revelado”, disse o presidente ao assinar a ordem. Ele pediu para que a caneta usada seja entregue a Robert F. Kennedy Jr., filho de Robert F. Kennedy e sobrinho e John F. Kennedy.

No primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump já havia prometido a retirada do sigilo dos documentos. Alguns arquivos sobre a morte de JFK chegaram a ser liberados.

Naquela época, no entanto, Trump acabou cedendo a pressões da CIA e do FBI para manter o sigilo dos demais arquivos, já que envolvem questões de segurança nacional.

Na ordem executiva assinada nesta quinta-feira, a Casa Branca explica que os arquivos que não foram liberados durante o primeiro mandato de Trump passaram por reavaliações constantes. O objetivo seria identificar possíveis danos à defesa ou à inteligência do país em caso de publicação.

The post Trump manda retirar sigilo de documentos sobre os assassinatos de John F. Kennedy e Martin Luther King first appeared on Blog do Seridó.