A Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o registro definitivo para um programa de computador capaz de treinar paraplégicos e tetraplégicos para o uso de cadeiras de rodas.
Professor de Educação Física e doutorando na UFRN, José Carlos Gomes da Silva frisa que atualmente não há um sistema como esse disponível no mercado, que é capaz de propiciar um ambiente virtual no qual o cadeirante tenha como fazer testes antes de pegar a cadeira de rodas.
Profissional da área de saúde, com trabalho voluntário sendo realizado no Instituto Santos Dumont (ISD), José Carlos explica que o software surgiu de uma necessidade de tentar diminuir o risco de acidentes de cadeirantes que têm uma lesão muito alta, o tetraplégico.
“Por ter poucos movimentos do membro superior, ou quase nenhum, a utilização de uma cadeira de rodas é dificultada. Entretanto, o uso da cadeira continua sendo muito importante, até para dar uma certa mobilidade de se locomover, para ter mais autonomia, ou seja, qualidade de vida. Quando a pessoa tem uma deficiência dessa por completo, acaba precisando usar o movimento do ombro e o risco é ainda maior de sofrer um acidente”, pontua o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRN).
The post Software da UFRN facilita uso de cadeira de rodas first appeared on Blog do Seridó.