Sociedade civil busca reparação e amparo para órfãos da covid-19

Associação de familiares de vítimas cobra política nacional

Em 2021, a mãe de Paola Falceta se tornou uma das mais de 700 mil vítimas da covid-19 no Brasil. A dor e a revolta viraram combustível para que a assistente social fundasse a Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico), em parceria com um amigo, com o objetivo de buscar justiça e reparação, considerando todas as mortes que poderiam ter sido evitadas. Desde o início, Paola sabia que uma parte desses familiares precisava ainda mais de representantes:

“Eu pensava muito nas crianças e nos adolescentes, sobretudo aqueles que o pai era informal, que tinha um trabalho precarizado ou que a mãe era solo, que as crianças estavam com a avó”.

“Eu sou uma trabalhadora de classe C. Se eu perder o meu emprego agora, eu passo fome, eu perco a minha casa, porque eu moro de aluguel. Imagina se, nessa condição, eu tivesse duas crianças pequenas e morresse. Como é que iam ficar as crianças? E criança não pode falar publicamente, não dá entrevista, não reivindica por si própria. Elas sofrem uma invisibilidade chocante”, defende a atual vice-presidente da Avico.

The post Sociedade civil busca reparação e amparo para órfãos da covid-19 first appeared on Blog do Seridó.