O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta semana o núcleo 4 do processo que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. As sessões estão marcadas para os dias 14, 15, 21 e 22 de outubro.
O grupo é formado por sete réus acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de disseminar informações falsas para desacreditar o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas. De acordo com a PGR, os acusados atuaram em coordenação com o “núcleo central” da organização criminosa, que teria sido liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A acusação sustenta que o objetivo do grupo era “enfraquecer as instituições democráticas perante a população” e aponta ainda o uso da estrutura da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para divulgar notícias falsas sobre o sistema eleitoral. No início deste mês, a PGR apresentou suas alegações finais e pediu a condenação de todos os réus. Em manifestações enviadas ao Supremo, os acusados negaram as acusações.
The post Sete réus são julgados no STF por disseminar informações falsas sobre sistema eleitoral first appeared on Blog do Seridó.