Aconteceu, durante toda a segunda-feira (1º), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), uma reunião sobre a Política de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil pessoas são consideradas idosas no Rio Grande do Norte. O Ministério da Saúde, desde 2007, disponibiliza para as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde a Caderneta do Idoso. 
No documento são registradas informações pessoais sobre as condições de saúde do paciente. Os dados auxiliam ao profissional de saúde, no ato das consultas, e ao paciente sobre quais ações são necessárias para um envelhecimento ativo e saudável.
A Sesap irá distribuir, este ano, cerca de 137 mil cadernetas. Em 2011 a equipe de Saúde do Idoso já realizou oficinas descentralizadas, para entrega das cadernetas, nas Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP) de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Amanhã (03) a equipe vai à Santa Cruz. Ainda estão previstas oficinas de sensibilização nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Natal. O objetivo do trabalho é monitorar o processo de envelhecimento da pessoa idosa e o documento serve como estratégia para este acompanhamento. 
Para Cláudia Frederico, do Programa de Saúde do Idoso, há uma necessidade de sensibilizar o usuário em relação à importância do uso da Caderneta. “Estar portando essa identidade pode ajudar ao idoso no atendimento em qualquer serviço de saúde”, falou Cláudia.
	

