Sesap desenvolve Programa de Telessaúde no RN

Melhorar a qualidade dos serviços de saúde, por meio da qualificação continuada dos profissionais das equipes de Saúde da Família. Esse é o objetivo do programa de telessaúde, que vem sendo operacionalizado no RN, pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
Telessaúde significa promoção da saúde à distância, através do uso de internet, redes de voz e vídeo e teleconferências. Possibilitando a descentralização da assistência, o programa tem por finalidade aumentar a facilidade de acesso da população a serviços especializados, sem necessitar sair do local onde reside. Além disso, o telessaúde visa a formar uma rede integrada para acompanhar e solucionar de forma ágil os problemas de saúde das diferentes regiões de saúde, com foco na atenção primária; promover a cooperação de pesquisadores, com o compartilhamento de registros clínicos; propiciar a inclusão digital das equipes de Saúde da Família e oferecer programas educacionais para médicos e residentes localizados em zonas fora de centros especializados, entre outros objetivos.
Aprovado no fim de 2010, junto à Comissão Intergestores Bipartite do RN, o projeto do telessaúde será inicialmente desenvolvido em 9 municípios, atendendo o Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade Infantil e Materna. São eles: Natal, Parnamirim, Mossoró, Ceará-Mirim, Macaíba, São José do Mipibú, Assu, João Câmara e Caicó. Segundo o Coordenador do Programa de Telemedicina da Sesap, Carlos Eduardo Costa, a meta é chegar, até o fim deste ano, a mais 30 municípios com 70 pontos, equipados com microcomputador, webcam e câmera fotográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *