A lista de categorias em greve no Rio Grande do Norte vai aos poucos aumentando e colocou, mais uma vez, o estado entre os assuntos mais comentados no twitter. Na tarde de ontem, a expressão “#RioGrevedoNorte” chegou a ser a segunda mais citada na rede social em todo o país. Enquanto isso, o potiguar, que já sofre com a greve de médicos estaduais – que devem paralisar totalmente no dia 1º de junho -, professores e da Polícia Civil, ambos por tempo indeterminado, poderá deparar-se com uma lista de dez categorias de servidores com os braços cruzados até o próximo final de semana.
Além desses serviços, também estão prestes a entrar em greve os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), da Junta Comercial do RN (Jucern), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema/RN), das Centrais do Cidadão e os servidores técnicos da Secretaria Estadual de Tributação (SET). Todas as paralisações, com exceção a daJucern, que será apenas de advertência, entre amanhã e sexta-feira, são por tempo indeterminado. Os servidores da Emater devem parar no dia 25, enquanto que o Idema deverá fazer o mesmo um dia depois.
O principal pedido dos servidores dos órgãos da administração indireta é o pagamento do plano de cargos, carreiras e salários da categoria. De acordo com Santino Arruda, diretor do sindicato da categoria, a maioria das categorias só recebeu 30% dos pagamentos. Motoristas e cobradores de ônibus – Aumento unificado de 13,98% no salário de motoristas e cobradores; plano de saúde, adicional de antiguidade e aumento no vale-alimentação. Polícia Civil – Aplicação da lei de reestruturação da carreira dos agentes policiais; nomeação dos concursados; retirada dos presos das delegacias; transformação da “quentinha” para vale-refeição.
Médicos do Estado – Incorporação salarial de 50% da gratificação de R$ 2.220,00 em maio. Detran, Idema, Emater, Jucern, técnicos da SET, Centrais do Cidadão – Pagamento das parcelas de aumento salarial previstas no plano de cargos, carreiras e salários. Professores da rede estadual – Equiparação salarial com a administração direta estadual – aumento de 30%.