Uma boa notícia para os criadores de ovinos do Rio Grande do Norte. Após estudos realizados por uma equipe de zootecnistas, a raça potiguar Soinga foi oficialmente registrada no Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), em portaria publicada na última quarta-feira 29.
Os estudos foram financiados por emenda parlamentar do então deputado Betinho Rosado, executada pelo Governo do RN, via Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), em parceria com o Mapa, no valor de R$ 100 mil. As zootecnistas Ana Luiza Guerreiro e Karoline Batista de Paiva Lopes foram as responsáveis pelo estudo e autoras do relatório técnico que serviu de arcabouço para o registro do ministério.
O titular da Sape/RN, Guilherme Saldanha, celebrou a conquista e destacou as características do animal. “A raça Soinga tem traços que favorecem a sua criação no clima semiárido. É um animal resistente, com características maternas importantes e excelente para produção de carne. Esse reconhecimento é muito importante para dar ainda mais visibilidade a este rebanho”, declarou.
The post Rio Grande do Norte tem sua primeira raça de ovinos reconhecida first appeared on Blog do Seridó.