Residência Multiprofissional da UFRN contribui para melhoria da saúde no Seridó

Vanessa_e_filhaFazia 34ºC em Caicó, no dia 19 de novembro de 2018. A cidade, que fica localizada a 264 km de Natal, nesse dia ganhava mais uma nova habitante. Às 9:05 da manhã, numa das salas do Hospital do Seridó, nascia Maria Eduarda Valentina. Junto a Currais Novos e Santa Cruz, Caicó – que é popularmente conhecida pela Feira de Santana, festa de tradição católica comemorada no mês de julho, é uma das cidades que integram a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), responsável pela criação do primeiro curso de medicina do interior do estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela melhoria nos índices de saúde na região do seridó potiguar, por meio do Programa de Residência Multiprofissional.

A partir da implementação do Programa Mais Médicos, em 2013, o Governo Federal estipulou como meta a criação de cursos de medicina em regiões situadas no interior do país, que enfrentam problemas relacionados à falta de assistência médica. Nesse contexto, um levantamento constatou a deficiência de médicos por habitante que havia no interior do Rio Grande do Norte. Assim, somada também à política de interiorização da UFRN, pensada desde 2012 para a região, nasceu a Escola Multicampi de Ciências Médicas, visando ao atendimento da necessidade de formação e atuação de médicos no seridó potiguar, como explica George Dantas Azevedo, diretor da EMCM.

Como retrato da expansão do ensino superior no Rio Grande do Norte em 33% e pelo aumento de 125% no número de vagas ofertadas nas Universidades, a EMCM, desde 2014, promove a formação de profissionais da saúde numa região onde a escassez de médicos disponíveis à população afeta diretamente na qualidade de vida dos moradores.