O presidente da Argentina, Javier Milei, defendeu que argentinos que sonegam impostos são “heróis”, enquanto aqueles que pagam tributos regularmente podem não ter “talento ou coragem” para burlar o fisco. As declarações foram dadas durante entrevista ao canal A24, ao justificar seu plano de regularizar cerca de US$ 300 bilhões mantidos fora do sistema bancário.
“O que é ilegal? Aqueles que tentaram se defender de políticos criminosos são heróis, não criminosos”, afirmou Milei, comparando o Estado argentino a um “ladrão”. O governo não exigirá comprovação da origem dos recursos na proposta, que pode ser implementada por lei ou decreto.
O presidente argentino minimizou a sonegação e sugeriu que os contribuintes que pagam impostos estão presos em um “cárcere” imposto pelo Estado. “Não posso punir quem conseguiu fugir do ladrão [Estado]. Talvez quem pague não tivesse talento ou coragem para sair do sistema”, disse. A medida busca trazer ao sistema bancário reservas em dólar mantidas informalmente, o que, segundo Milei, pode estimular a economia.
The post Milei chama sonegadores de “heróis” e critica quem paga impostos first appeared on Blog do Seridó.