Mesmo com a afirmação de um período ruim de chuvas na região, a meteorologia confirma a possibilidade mudança de clima neste final de semana. A informação foi confirmada pelo meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot.
Para Bristor, a explicação para o período de veranico no Nordeste foi a mudança do vento causada pelos fortes ciclones na região litorânea. Com isso, impediu o avanço de uma frente fria que está na região de Minas Gerais. Os principais Estados prejudicados são Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Ceará.
“Nos últimos dias observamos uma melhora na região oeste de Pernambuco. Com isso poderemos ter chuva em todas as regiões do Nordeste. Os agricultores, pecuaristas e sertanejos devem ter um pouco mais de paciência, pois este tipo de situação é muito imprevisível”, afirma o meteorologista.
Segundo Gilmar, os períodos de chuva fraca que estão sendo registrados desde o inicio do ano não contradições da meteorologia. Para ele, o que acontece a presença do sistema de alta pressão que se formou no Nordeste que impediu a formação de chuva.
“É parecido com 2008, quando tínhamos todas as condições favoráveis para o inverno e, inclusive, falávamos que o ano seria normal. Mas infelizmente tivemos seca. Este ano a situação é semelhante”, disse Gilmar Bristot.
Gilmar Bristot afirma que os agricultores da região devem ter calma com a inconstância do inverno na região. Este ano, a safra pode sofre algumas conseqüências por causa da escassez de chuva e as condições do solo.
Ouça a explicação na entrevista: