Manutenção do ICMS em 18% e novo Plano Diretor de Natal elevam empregos

O Rio Grande do Norte encerrou o primeiro semestre de 2024 com um saldo positivo de 13.060 novos postos de trabalho, puxado pelos setores de serviços, construção civil e comércio. Juntos, esses segmentos geraram , de janeiro a junho deste ano, 12.400 vagas, correspondendo a 94,9% do total de empregos formais criados no Estado.

De acordo com representantes do setor produtivo desses segmentos, contribuíram para essa alta fatores como a oferta de mais crédito, a manutenção da alíquota do ICMS em 18%, as mudanças no Plano Diretor de Natal e a consolidação de obras de infraestrutura.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) o RN teve o terceiro melhor desempenho do Nordeste, com o setor de serviços registrando saldo de 10.623 postos; o de construção civil, 3.050 empregos e o comércio, 1.777 novas vagas.

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, disse que mais crédito e a manutenção da alíquota do ICMS em 18%, movimentaram a economia e resultaram no aumento de contratações para o setor de comércio e serviços. “O aumento de 13,6% no volume de crédito ofertado no mercado e diretamente ao consumidor, os festejos juninos, a manutenção do modal de ICMS e o aumento da renda média do trabalhador, que subiu cerca de 9% no período, são os fatores principais para o desempenho do emprego formal no RN no primeiro semestre do ano”, disse Queiroz.

The post Manutenção do ICMS em 18% e novo Plano Diretor de Natal elevam empregos first appeared on Blog do Seridó.