Nesta terça-feira (25), o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, acompanhado da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, e do deputado federal Henrique Eduardo Alves, assinou a Instrução Normativa Ministerial que inclui o RN e a Paraíba no Inquérito Soroepidemiológico do Mapa.
O trabalho, que foi desenvolvido pelos técnicos do Ministério da Agricultura (e que já está em andamento nas regiões Norte e Nordeste), tem o objetivo de analisar se os estados visitados podem ser considerados livres da doença, com vacinação.
Atualmente, os estado estão classificados como zonas de risco médio de febre aftosa. “Com essa assinatura, os produtores rurais podem respirar um pouco melhor. Agora é aguardar uma possível reclassificação do RN, já para 2013. Com isso, nosso comércio com os outros estados será mais tranquilo e a nossa economia rural ganhará novo fôlego”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, que também compareceu ao evento.


