O escritor seridoense Helder Alexandre Medeiros de Macedo estará lançando nesta quarta-feira (27) sua mais nova obra “Seridó Potiguar: tempos, espaços e movimentos”. O lançamento será na Casa de Cultura Popular de Caicó – Sobrado Padre Guerra, próximo a Catedral de Santana, as 20h30 (após a novena de Santana). O prefácio é assinado pela professora Ione Rodrigues Diniz Morais e a orelha do livro, pelo professor Muirakitan Kennedy de Macedo.
A coletânea de trabalhos reunidos na obra de Helder Macedo trazem os resultados de recentes e rigorosas pesquisas realizadas por estudiosos que estão revisitando temas, renovando a historiografia e produzindo conhecimento a respeito de objetos de estudo como a modernização, a produção e o planejamento do espaço urbano; as políticas públicas e a reforma agrária na porção rural do Seridó; as manifestações culturais expressas através da culinária, festas religiosas, atitudes perante a morte; e os grupos ou sujeitos sociais que são atores de todas essas vivências, que ganham nome, cor e história nos textos deste livro: ciganos, índios, negros, loucos e mendigos.
“É em suma uma obra de multifaces, autores, olhares e de um Seridó não menos heterogêneo e não menos complexo do que aquele percebido pelos estudos anteriores da área de Geografia e História”, resume o autor.