Engorda de Ponta Negra: burocracia atrasa o futuro do turismo em Natal

Projeto tem sofrido com a burocracia do Idema

A discussão dos últimos dias na capital do estado é a Engorda da Praia de Ponta Negra e seus respectivos atos burocráticos que tem deixado o futuro do cartão postal totalmente indefinido. Com isso, também tem sido bastante questionado o futuro do turismo da capital potiguar. Mas, afinal de contas, o que é a engorda da praia?

O projeto de revitalização da praia é do ano de 2015 e chega em 2024 com estudos e discussões aprofundadas, porém com muito atraso. Nos últimos meses, os órgãos ambientais demadaram tantas perguntas para a prefeitura de Natal que, a demora, tem feito o mar avançar ainda mais sobre a praia, as demais praias dos outros estados, tem avançado nos seus projetos e a capital do Rio Grande do Norte tem visto o futuro do seu turismo ficar incerto.

Só para para se ter uma ideia, o Idema, órgão ligado ao Governo do RN, usou bolsistas da UFRN para fazer vários questionamentos técnicos a empresa que está executando a obra na praia. Para resolver o problema, a prefeitura de Natal contratou a prórpria UFRN, com os professores desses próprios bolsistas, para dar assessoria ao projeto. Mesmo assim, os questionamentos continuaram. Já são mais de 160 itens que foram respondidos pelo município.

Mais uma vez para que se possa ter ideia da situação, já foi pedido um estudo aprofundado do fundo mar para saber se tem alguma embarcação naufragada em Ponta Negra. Já teve questionamento sobre a reprodução de tartarugas na areia da praia potiguar. Enfim, além de não ter dano ambiental, a obra da engorda é a única salvação para o turismo de Natal. O idema deve, com extrema urgência, dar prioridade a esse projeto para Natal e para o Rio Grande do Norte. O que está em jogo é a perda de turistas, o Moro do Careca, e a economia do maior cartão postal do RN. SALVEM O FUTURO DE NATAL.

The post Engorda de Ponta Negra: burocracia atrasa o futuro do turismo em Natal first appeared on Blog do Seridó.