Após ser cancelada a corrida de animais que aconteceria no Parque Lucino Dantas, em Caicó, a festa, que aconteceria neste final de semana, também foi suspensa. A Secretaria Municipal de Saude encaminhou o pedido liminar de cancelamento ao juiz de plantão na tarde deste sábado.
O motivo é que, após a morte de um animal, tipo eqüino, o Idiarn (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária) interditou o curral e a pista de vaquejada e constatou que o corpo ficou exposto por aproximadamente 09 (nove) dias. O laudo apontou que a doença, identificada por “Mormo” é infecto-contagiosa e está dentro das consideradas zoonoses, ou seja, que pode contaminar tanto em animais quanto seres humanos.
De acordo com as autoridades na área de saúde, em Caicó, o objetivo é evitar a circulação de pessoas e inviabilizar o risco de contaminação aos participantes do evento.
Em contato prévio com o blog, a coordenação da Festa da Vaquejada em Caicó confirma que a festa vai acontecer. Segundo os organizadores, a assessoria jurídica do evento está resguardada de uma liminar e afirma que a festa não põe em risco a população do Seridó.