Apesar dos esforços da população e do poder público para combater a dengue no estado, o Rio Grande do Norte apresenta um percentual de 52% dos municípios – o que equivale a 87 cidades – com situação de Risco Alto (36 municípios) e muito alto (51 municípios) para a ocorrência da transmissão da doença. Fato esse comprovado pelo boletim quantitativo dos casos notificados da dengue no RN, divulgado ontem pela Secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap). As informações correspondem à semana epidemiológica nº 5, que vai do período de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011.
De acordo com o boletim da Sesap, dos 167 municípios do RN, seis estão classificados com incidência alta em dengue. Dentre os principais estão as cidades de Pau dos Ferros (84 notificações), Equador (41), Doutor Severiano (41), Luis Gomes (39), Rafael Fernandes (28) e Paraná (12). Já os principais municípios com incidência média de casos estão Alexandria (26), Guamaré (16), Portalegre (10), Frutuoso Gomes (10) e Serra Negra do Norte (10).
Os municípios de Caicó e Currais Novos são os que apresentam uma maior situação de risco, em relação ao Índice de Infestação Predial (IPP) que mede a quantidade de imóveis infestados com larvas do mosquito “Aedes aegypti”. Para combater e prevenir uma possível epidemia da doença no estado, a secretaria pretende finalizar ainda esse mês, o Plano de Contingência da dengue que tem por objetivo garantir o atendimento na rede assistencial de saúde, nos três níveis de gestão e insumos. Segundo o secretário da Sesap Domício Arruda, quando o plano de contingência de todos os municípios com risco alto e muito alto de epidemia estiverem finalizados, estes serão convocados para iniciar as ações emergenciais.