A Defesa Civil do Rio Grande do Norte vem a Caicó para fiscalizar o Açude Itans. A informação foi confirmada pelo secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Tiago Cortez. Os técnicos agendaram uma visita para próxima semana e contarão com o apoio do Corpo de Bombeiros e membros do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).
“Apesar de recebermos a confirmação do Dnocs da ausência de ameaça para a população caicoense, mas precisamos enviar o coordenador da Defesa Civil para verificar a situação. Além de Caicó, todos os reservatórios do Oeste, iniciando por Mossoró, serão inspecionados na próxima semana”, disse Tiago Cortez.
A preocupação com o reservatório caicoense iniciou após uma vistoria feita por membros da Defesa Civil de Caicó. De acordo com o que foi observado, a cratera, que pode chegar a quatro metros, é real e se medidas não forem tomadas o problema pode se tornar bem maior.
A Cratera já existe há algum tempo, mas o tamanho do “buraco” tem crescido consideravelmente e com a grande quantidade de chuva que está previsto para a região do Seridó o açude irá tomar água e ela, fatalmente, chegará ao local da cratera.