A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) divulgou a lista com cinco obras literárias que serão cobradas no Vestibular 2012. A relação apresenta duas novidades, Crônicas de Origem (Câmara Cascudo) e A Rosa do Povo (Carlos Drummond de Andrade). As outras três obras são remanescentes do último processo seletivo, são elas: O Santo e a Porca (Ariano Suassuna), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) e Negrinha (Monteiro Lobato).
Segundo o professor de Literatura que leciona em universidade e cursinhos pré-vestibular, Alexandre Alves, a escolha das obras pela Comperve priorizou os padrões de abordagem dos diferentes gêneros literários.
“Encontramos nestas obras gêneros literários como o romance, o conto e a crônica, formando o gênero narrativo, como também percebemos os gêneros dramático e lírico. Eu percebo um amadurecimento na escolha por parte da universidade”, afirmou o professor.
Sobre a expectativa da cobrança das obras literárias no Vestibular 2012 da UFRN, Alexandre Alves acredita que os estudantes precisam estudar as obras e não ficar somente na “decoreba” para nãos erem surpreendidos na hora da prova.
“Os últimos vestibulares da UFRN prezam pelas questões contextualizadas que fujam do esquema decoreba, passando sempre pela leitura crítica do texto através dos seus elementos básicos”, disse o professor. Faltando aproximadamente cinco meses para o Vestibular da UFRN que deverá ocorrer em novembro, o professor acreditar que ainda dá tempo para os vestibulandos fazerem a leitura integral das obras.