Com exigência de passaporte vacinal, portaria do governo define acesso a órgãos públicos do RN

O governo do Rio Grande do Norte publicou neste sábado (15), no Diário Oficial do Estado, a portaria que disciplina o acesso de servidores e da população às dependências dos órgãos da administração pública direta e indireta do estado. O principal requisito é a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19, conforme já havia sido anunciado.

A comprovação da vacinação pode ser feita pelo aplicativo RN Mais Vacina; certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (ConectaSUS); ou caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras.

A medida tem como principal finalidade prevenir a transmissão do novo coronavírus e suas variantes, em razão do aumento recente no número de casos da doença no RN. “É um cuidado a mais que o governo está tendo com o servidor e com a saúde pública, a fim de evitar uma reincidência de surto da doença nos prédios públicos”, explica a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.