A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação de três cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que passa a ofertar o doutorado em Engenharia Mecânica, em Natal; o mestrado em Metodologias de Ensino e Processos de Aprendizagem, no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó; e o doutorado profissional em Geografia, em Natal e Caicó.
O diretor do Ceres, Diego Salomão, detalha que o doutorado profissional em Geografia é o primeiro curso desse tipo no Brasil, assim como representa uma inovação na UFRN, ao fazer parte do primeiro programa multicampi no Ceres de Caicó e no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em Natal. O Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geoprof) oferta o mestrado profissional desde 2015, cuja importância para a formação de professores e a elevação do conceito para 4 na avaliação da Capes motivaram a construção da proposta do doutorado.
A responsável pela elaboração do projeto, professora Ione Rodrigues Diniz, considera que a aprovação do doutorado “coloca a UFRN em posição de destaque no cenário da Geografia nacional e ratifica sua missão, visão de futuro e princípios institucionais”, assim como se constitui na realização de um sonho em sua trajetória de professora itinerante, que reside em Caicó e trabalha em Natal.
Esse é o primeiro doutorado da região do Seridó, conforme o pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo, que ressalta a conquista como um importante marco para o processo de interiorização. O gestor ressalta que o mestrado em Metodologias de Ensino e Processos de Aprendizagem também contribui para consolidar a robustez da pesquisa e do ensino de pós-graduação em todos os campi da UFRN, com o mesmo padrão de qualidade e excelência acadêmica.
The post Capes aprova criação de três cursos de pós-graduação da UFRN first appeared on Blog do Seridó.