
A Câmara Municipal de Caicó (CMC) promoveu, na noite desta terça-feira (18), uma Audiência Pública acerca do tema “Paredões de som durante o Carnaval de Caicó 2025”. A discussão ocorreu no Plenário Prefeito Inácio Bezerra – na sede do Poder Legislativo caicoense – e pôs em destaque a necessidade de regulamentação do uso desses aparelhos, a fim de combater a desorganização e o excesso de barulho na tradicional festividade, que se revela a maior do RN e a terceira maior do Nordeste.
Os paredões de som se constituem sistemas de sons complexos, acoplados em um porta-malas de carro ou reboque, que, além de comuns no Carnaval de Caicó, fazem sucesso nas periferias e interiores do país por produzirem um volume de som muito elevado e com alta qualidade.
Segundo o vereador Artur Maynard (PSDB), propositor da audiência, “trata-se de um tema que vem gerando muita polêmica”. Por isso, ele narrou seu objetivo primordial por meio dela: “Junto com as autoridades, queremos chegar a um denominador comum, prevenir e combater problemas e, da forma mais tranquila possível, ter o nosso Carnaval brilhante”.
Uma das autoridades convidadas, a promotora de Justiça Uliana Lemos expressou que, “para tudo na vida, é preciso ter razoabilidade. Se é algo culturalmente aceito pela população e as pessoas gostam, quem seria o Ministério Público para ser contra?”.
The post Câmara de Caicó debateu a regulamentação dos paredões de som no Carnaval de 2025 first appeared on Blog do Seridó.