Café sobe 6,8% em Natal e impacta rotina de consumidores

Os natalenses estão sentindo no bolso o impacto do aumento do café, que teve um acréscimo de 6,83% em junho no comparativo com o mês anterior. O dado é da mais recente pesquisa da Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A variação no preço do item essencial da cesta básica ocorre em meio a um cenário de aumentos nos custos de outros produtos alimentícios.

Os consumidores estão precisando adotar estratégias para lidar com os aumentos, como substituir marcas mais caras por mais acessíveis, comprar em maiores quantidades para aproveitar promoções e buscar mercados onde os preços estão mais competitivos. Para muitos, o café é mais que uma bebida, é parte da rotina e, assim, a alta nos preços tem um peso significativo, diz a dona de casa Márcia Regina.

“Eu preciso fazer o salário render. O café é indispensável em casa, e com esse aumento, estamos tendo que pesquisar ainda mais antes de comprar. Ultimamente tem sido assim, eu venho num supermercado, olho o preço e já tenho que ir em outro porque quando uma coisa baixa de preço é porque outra aumentou bastante, então tem que pesquisar mesmo. Infelizmente a vida do pobre que é mais afetada”, destaca.

The post Café sobe 6,8% em Natal e impacta rotina de consumidores first appeared on Blog do Seridó.