Butantan envia mais 1,8 milhão de doses de CoronaVac ao governo federal para vacinação das crianças contra Covid-19

Na última sexta-feira (3), 1.895.600 doses de CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, foram encaminhadas ao Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). Os imunizantes são destinados ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), que fará a distribuição aos estados e municípios. As vacinas serão utilizadas na vacinação das crianças e adolescentes contra a Covid-19, especialmente os meninos e meninas de 3 a 5 anos.

De acordo com a plataforma LocalizaSUS do Ministério da Saúde, até o início de 2023 apenas 3,9% das crianças brasileiras de até 5 anos haviam completado o esquema vacinal primário de duas doses contra a Covid-19. Isso equivale a 584.456 meninos e meninas expostos ao risco da doença, que causou a morte de uma criança de seis meses a 5 anos por dia no Brasil em 2022.

A CoronaVac é uma vacina segura e tem alta eficácia para o público infantil. Uma pesquisa conduzida no Chile durante o surto da variante ômicron do vírus SARS-CoV-2 mostrou uma efetividade de 69% do imunizante contra a internação de crianças de 3 a 5 anos. Além disso, dados de farmacovigilância do país andino apontam que a vacina foi a mais segura para as crianças e registrou a menor taxa de eventos adversos (10,67 notificações a cada 100 mil doses).

The post Butantan envia mais 1,8 milhão de doses de CoronaVac ao governo federal para vacinação das crianças contra Covid-19 first appeared on Blog do Seridó.